Cultura, carnaval e aparência do mal
O termo português “cultura” é oriundo do latim, cultura, que significa: “amanho”. A cultura é uma expressão social de um determinado grupo humano. Mas isso exclui o efeito do pecado no homem? A resposta é não. Estamos todos afetados e caídos pelo pecado. Aquilo que somos, pensamos e nossas inclinações irão se manifestar na cultura.
O mesmo ocorre com o carnaval, que é a festa mais popular no Brasil. Algumas pessoas guardam suas economias para poderem festejar e viver sua vida intensamente neste período. Hoje vemos alguns cristãos tratando essa festa com uma certa normalidade e guardando toda sua disposição para evangelizar nesta data o quê não evangelizou o ano todo. Soa até piedoso, mas perigoso. Já ouvimos a frase de “amor de carnaval” agora existe o “espiritual de carnaval”.
Sendo assim, não pode acontecer de uma pessoa ser evangelizada e convertida em um bloco de carnaval? Não é isso que quero alertar. É sobre o perigo de estar exposto aos excessos. Deve-se tomar cuidado com o pragmatismo do “faço na minha igreja ou a minha igreja faz está dando certo então tenho respaldo de Deus”. O que eu quero argumentar está escrito em 1 Tessalonicenses 5.22: “Abstende-vos de toda a aparência do mal.”
Dentro dessa ótica, quero informar que você pode estar evangelizando e precisar fugir da tentação como José teve que fugir da esposa de Potifar. Por outro lado, se não tiver cuidado você pode estar caindo em uma armadilha e assim estar se entregando ao pecado. Sendo assim, você pode estar começando um processo de criação de um altar para adorar o seu bezerro de ouro. Realmente fica muito difícil saber a motivação do coração de cada irmão, mas devemos ter prudência. A intenção desse artigo é despertar precaução no leitor. Um dos valores muito caro para os eleitos de Deus e que eles não podem negociar, a saber, a consagração ao Senhor. Será que é necessário ter a aparência do mundo para ganha-lo? Acho que não.
A palavra carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é retirar a carne. O significado está relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma e também com o controle dos prazeres mundanos. Isso demonstra uma tentativa da Igreja Católica de enquadrar uma festa pagã. Muito antes do cristianismo o carnaval tinha o nome de “entrudo” segundo a antropóloga Maria Isaura Pereira de Queiroz no livro “Carnaval brasileiro” (Brasiliense: 1992) era uma festa pré-quaresma.
O carnaval é uma festa que nos mostra o homem caído e depravado e o quanto ele tem vontade de satisfazer sua carne, o carnaval é um verdadeiro banquete que não agrada a Deus.
Sabe-se que na Babilônia, Grécia e na Mesopotâmia em tempo mais antigo, existiam festas que tinha o mesmo caráter que o carnaval tem hoje. Essas festas eram marcadas por subversão de papéis sociais. Eram festas onde prisioneiros viravam reis e reis viravam prisioneiros. Os homens nessas festas vestiam-se de mulheres e vice-versa.
Segundo o autor Hernandes Dias Lopes “o carnaval é a festa onde pessoas se mascaram uns para se esconder e outros para se mostrarem.”
Concluímos que o risco de estar dentro de um bloco de carnaval evangelizando e consequentemente sendo companheiros de tal festa é grande. Precisamos não ser cúmplices das obras infrutíferas das trevas e reprová-las, ou seja, desmascarar o que elas são, trazendo-as para a luz.
Autor: Georgington Ribeiro
Fontes
- Carnaval Brasileiro - Queiroz, Maria Editora: BRASILIENSE
- Bíblia NVI
- Bíblia ACR
- Bíblia EA
- https://bereianos.blogspot.com/2010/01/sou-evangelico-qual-o-problema-em-pular.html
- i Cf.: cultura, In: Raulino Busarello, Dicionário básico latino-português, p.67.
- Amanho significa preparo, cultivo, lavoura, arranjo 2 https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/historia-do-carnaval.htm acesso em 04/03/2019 3 A palavra significa "entrada", em referência ao início da primavera.
Texto excelente, bem escrito e claro... pois, a palavra é Clara... O Carnaval é uma emulação do primeiro carro alegórico da história "o bezerro de ouro" que todos os que o seguiram foram castigados por D'us... o padrão divino é o mesmo, não se mistura o Santo com o Profano... Bendito sejas Tu Eterno que separa o Santo do Profano - "hamavdil bein kodesh l'chol" ... Deus abençoe essa ferramenta " Palavra Clara:
ResponderExcluirÓtimo meu amigo!
ResponderExcluirEu amei a explicação Deus abençoe sua vida
ResponderExcluirAmém, meu amigo. Excelente artigo. Deus seja louvado!
ResponderExcluirMuito Boa A Explicação Meu Irmão, Que Deus Abençoe a Sua Vida Grandemente Em Nome De Jesus !
ResponderExcluir