Qualidades Cristã



Qualidades Cristã

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;”
Colossenses 3:12

A caminhada cristã é um relacionamento com o Deus Triúno e com nosso próximo. Ter a capacidade de compreender os sentimentos e emoções daqueles que nos cercam é mostrar interesse e amor pelas pessoas. Se identificar com a dificuldade do outro é exteriorizar apreço e demonstrar cuidado agradando o nosso Deus. As circunstâncias da vida não batem à porta pedindo autorização para entrar, elas simplesmente invadem nossas vidas. Ninguém pede para sofrer!

Dessa forma apoiar nossos irmãos em momentos difíceis é mostrar ternura e empatia pelo necessitado. Por isso Paulo nesse texto de Colossenses, oferece qualidades a ser vivida na caminhada de todo cristão. Além disso, o exemplo do nosso Senhor Jesus nos mostra o quanto ele foi amoroso e gentil.

Somando a isso, o texto de colossenses ensina que o cristão deve ser misericordioso, tendo o coração sensível e uma preocupação genuína, porém na realidade muitos irmãos não possuem essa qualidade de misericórdia (Mt 18: 21-35). Creem esses que ter misericórdia é aceitar de cabeça baixa o sofrimento do amigo. No entanto, são as Sagradas Escrituras que consolam o sofrimento (Jo 21: 15-23).

Em outras palavras ser preocupado e ter ação compassiva por aqueles que tem algum problema, seja físico, mental, emocional faz parte do pensamento cristão, visto que a misericórdia é uma dádiva do cristianismo. Não podemos ter um espírito de indiferença frente aos sofrimentos que afligem a humanidade. 

Assim o povo de Deus deve ser misericordioso, exercer a paciência ao máximo, suportando sem revidar as ofensas, mas perdoando-as. O perdão recebido de Deus foi muito maior em comparação ao que temos que conceder ao nosso próximo, dessa forma, segundo Hernandes Dias Lopes[1] devemos perdoar porque fomos perdoados, devemos perdoar como fomos perdoados. Hernandes ainda completa afirmando que a Igreja é conhecida como a comunidade dos perdoados. Está comunidade de perdoados sabe o valor do perdão e tem o bom senso para não nutrir desafetos. A liberdade do perdão é a possibilidade de viver uma vida saudável para o perdoado e o perdoador.

Por Georgington Ribeiro

Referência
[1] Lopes, Hernandes Dias, Colossenses: a Supre grandeza de Cristo, o cabeca da igreja. São Paulo: Hagons, 2008
Lopes, Hernandes Dias, Colossenses: a Supre grandeza de Cristo, o cabeca da igreja. São Paulo: Hagons, 2008.

Edição e Revisão: Thiago Andrade





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.